Postado em 18 de Abril de 2016 às 11h05

Campanha nacional de vacinação contra febre aftosa começa este mês

Apenas Amazonas e Pará devem imunizar rebanhos bovino e bubalino contra a doença, a partir do próximo dia 15

PAMPEANO - Eletrificadores de Cerca Apenas Amazonas e Pará devem imunizar rebanhos bovino e bubalino contra a doença, a partir do próximo dia 15 Começa este mês a campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de...

Começa este mês a campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2016. Em março, apenas o Amazonas e o Pará vacinam os rebanhos de bovinos e bubalinos. Juntos, os dois estados têm 22,17 milhões de cabeças (1,28 milhão o Amazonas e 20,88 o Pará), o que representa pouco mais de 10% do rebanho brasileiro, de 212,12 milhões de animais, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A vacinação nos dois estados se inicia no dia 15 deste mês. No Amazonas, devem ser imunizados os bovinos e bubalinos de 41 municípios que compõem as margens do Rio Amazonas. No Pará, apenas os rebanhos dos municípios de Faro e Terra Santa e parte de Juruti devem ser vacinados.
De acordo com a coordenadora-geral de Programas Sanitários do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Denise Euclydes Mariano da Costa, os produtores são os responsáveis pela vacinação dos rebanhos.

Depois de vaciná-los, acrescentou, eles devem fazer uma declaração, contendo informações sobre a faixa etária dos animais imunizados, e entregá-las nas unidades locais de atenção veterinária de cada um dos dois estados.

A maioria das unidades da Federação participa da campanha no mês de maio, conforme o calendário nacional de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa.

Na segunda etapa da campanha de 2015, a vacinação contra a aftosa atingiu um índice de cobertura de 98,17% do rebanho bovino e bubalino.

Fonte: Ministério da Agricultura

Veja também

Censo do Cooperativismo de Leite começa em 4 de abril18/04/16Levantamento foi lançado hoje, em Brasília, por Sistema OCB e Embrapa Gado de Leite Brasília (2/3) - Conhecer a realidade do setor leiteiro e buscar soluções para que as cooperativas ampliem e fortaleçam sua relação com os produtores e com o mercado consumidor. Estes são os objetivos do Sistema OCB e da Embrapa Gado de Leite ao realizarem o segundo Censo do Cooperativismo de Leite. As entidades assinaram hoje de amanhã o acordo de......
Condições do tempo favorecem a produção de leite18/04/16 O produtor de leite tem encontrado condições de tempo bem melhores para a atividade nestes últimos meses. A observação é do pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Samuel Oliveira. Ao monitorar os dados......

Voltar para Blog